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Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Minho-Lima Norte Viana do Castelo

Mais Informações

a) Breve Caracterização

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo(IPVC) foi criado em 1980, com três escolas, unidades básicas e autónomas da estrutura orgânica desta instituição de ensino superior politécnico: a Escola Superior de Educação, a Escola Superior Agrária e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A população escolar actual é de 3.219 alunos.

A Presidência e os Serviços Centrais do IPVC estão sedeados, desde 1988, numa casa secular da cidade de Viana do Castelo, conhecida como Palácio Rego Barreto, imóvel de traça setecentista, outrora residência senhorial, tendo recebido, desde o final do século XIX, sucessivos estabelecimentos escolares.

Na rede do Ensino Superior do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a entidade que dispõe de maior oferta formativa.

Em 1999, na continuidade da história do Instituto, nasce a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), a mais jovem unidade orgânica do IPVC, iniciando a sua actividade lectiva em Novembro de 2001, precisamente no mesmo ano da integração da Escola Superior de Enfermagem no IPVC, que, no entanto, já se encontrava em exercício de funções desde 1973.

O IPVC ministra 46 cursos superiores, entre os quais Bacharelatos, Licenciaturas e Licenciaturas bietápicas, Mestrados em cooperação com universidades estrangeiras e nacionais, cursos de Complemento de Formação e Profissionalização em Serviço e ainda cursos de Especia­lização, através das 5 Escolas Superiores que integra:

  • Escola Superior de Educação (Viana do Castelo);
  • Escola Superior Agrária (Ponte de Lima);
  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo);
  • Escola Superior de Enfermagem (Viana do Castelo);
  • Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença).

 

b) Recursos e Tecnologias

Anfiteatro e Instalações Acessórias

É em 1992 que se regista, nos Serviços Centrais do IPVC a inauguração do Anfiteatro com capacidade para 500 pessoas e das Instalações Acessórias, obras da autoria do Arquitecto Fernando Távora.

Residência, Complexo Desportivo, Biblioteca Central

Em 1998 é inaugurada a Residência contígua à Escola Superior de Educação com instalações modernas e excelentes condições de utilização, disponibilizando o aumento da oferta de alojamento a alunos deslocados.

No mesmo ano, atendendo às carências que se verificavam a nível de estruturas desportivas e de instalações de apoio ao Ensino, iniciam-se as construções do Complexo Desportivo - 2 campos de jogos e respectivos balneários - e ainda da Biblioteca (Central), no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, denominada Barbosa Romero, que se conclui em 2001 e que constitui actualmente uma das mais-valias da região, quer pelas melhorias proporcionadas nos volumes bibliográficos disponíveis, quer pela variedade dos espaços criados, tendo na sua origem arquitectónica a assinatura do Arquitecto Bernardo Távora, obra considerada um ex-libris da cidade.

A aposta em ID&T e em Projectos
Uma forma de diferenciação e de consolidação do IPVC é a sua preocupação constante na qualidade, quer de formação, quer de infra-estruturas, em detrimento do simples crescimento.

 

Para além das actividades de ensino/aprendizagem que constituem o seu principal objectivo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolve ainda, através das suas Escolas Superiores, outras acções nos domínios investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à comunidade, constituição de parcerias nacionais e internacionais e outras acções de índole cultural.

A criação, em 2006, da Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento é a face mais visível do enorme esforço que o IPVC se encontra a desenvolver na aproximação às empresas e à comunidade em geral.

Apesar da sua (ainda) curta existência, são já inúmeros os Projectos desenvolvidos por esta oficina, quer nacionais, quer internacionais, muitos dos quais coordenados pelo IPVC.

Destes destacam-se projectos internacionais coordenados na área de e-Learning, Fibra Óptica ou de Inovação para o Comércio Tradicional, bem como projectos nacionais na área dos Sistemas de informação Geográficos, Tecnologias de Informação e Comunicação, Materiais Cerâmicos, fomento de inovação para as PME, entre outros.

De referir que em áreas como as redes de fibra óptica ou Sistemas de Informação Geográficos, o IPVC tem assumido um papel de liderança tecnológica, conseguindo, por exemplo, criar a primeira rede de fibra óptica numa cidade portuguesa para fins não comerciais e o mais potente Sistema de Informação Geográficos transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

O Empreendedorismo é outra área em que o IPVC aposta fortemente. Está em fase de instalação uma pré-incubadora de Empresas no Centro Académico do IPVC para apoiar alunos, antigos alunos e investigadores do IPVC na criação das suas empresas, bem como o início da construção de uma incubadora de base tecnológica nos Arcos de Valdevez em conjunto com os seus parceiros regionais (VALMAR, CEVAL, Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez).

Património Histórico e Arquitectónico
A nível das estruturas físicas, o IPVC é detentor de um património histórico e arquitectónico considerável. As infra-estruturas de que dispõem as várias Escolas variam entre estabelecimentos edificados em espaços seculares e de valor patrimonial e edifícios modernos. Ambos os géneros estão apetrechados de sofisticado material tecnológico e equipamentos vários de vanguarda, proporcionando um ensino em consonância com as exigências do mercado de trabalho.

 

c) Principais áreas de investigação

Dos projectos em cursos destacam-se:

  • Bioemprende - O projecto visa contribuir para o desenvolvimento de empresas biotecnológicas através de um conjunto de actividades integradas;
  • ESOL - O projecto ESOL nasce da vontade e necessidade de promover a utilização de sistemas de energias renováveis, sobretudo de energia solar térmica e de biomassa, em instituições públicas que desenvolvem a sua actividade profissional neste âmbito, como são o Instituto Galego Enerxético (INEGA), no ensino o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) ou na Administração Local espanhola e portuguesa, nomeadamente nos municípios de A Mezquita, Verín, Riós, Baltar e as câmaras municipais de Chaves e Vinhais. O projecto serve ainda para acomodar as imposições exigidas pela comunidade internacional (Protocolo de Quioto), a União Europeia e os governos nacionais e regionais de Espanha e Portugal, principalmente em matéria de emissões de gases de efeito de estufa (GEE) e consumo de energia;
  • ECA-IT - O projecto visa melhorar os processos de inovação empresarial na zona fronteiriça da Galiza - Norte de Portugal;
  • REAL– Rede de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Agro-alimentar Norte de Portugal/ Galiza - Com a finalidade de fomentar o desenvolvimento Agro-Alimentar transfronteiriço e situar o sector Agro-Alimentar da euro-região no lugar que, de acordo com a sua dimensão, deve ocupar no contexto internacional, o projecto REAL tem como objectivo principal criar uma rede do sector Agro-alimentar na euro-região, mediante a promoção da comunicação e dos factores de competitividade, a transferência de I+D e respectiva internacionalização;
  • ISEKI;
  • SEELE;
  • TRACKfast;
  • Campus Virtual;

d) Casos de Sucesso

A e-U (Universidade Electrónica) é uma inovação mundial dos Sistemas Tecnológicos de Informação, a privilegiar a mobilidade nos contextos académicos.

Na vanguarda deste projecto está Portugal, pioneiro na criação da rede de comunicações em sistema Wi-Fi. O protocolo de cooperação celebrado entre a UMIC [Unidade de Missão para a Inovação e o Conhecimento] - "Agência para a Sociedade e Conhecimento" e a PT WI-FI, para o projecto e-U é já considerado um Case Study de referência enquanto modelo na Europa.