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Vinhos Verdes

Vinhos Verdes Ave Cávado Minho-Lima Tâmega Braga Porto Viana do Castelo Norte

EEC: Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

Endereço: Rua da Restauração, 318 4050-501 Porto

Website: http://www.vinhoverde.pt

Telefone / Fax: +351 22 607 7300 / +351 22 607 7320

Mais Informações

Caracterização

O Vinho Verde é um produto único no mundo, seno tradicionalmente um vinho leve e fresco que é produzido na Região Noroeste de Portugal, na denominada Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Tem como limites a norte o Rio Minho (fronteira com a Galiza), a nascente e a sul zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Entre-Douro-e-Minho Atlântico e as zonas do país mais interiores de características marcadamente mediterrânicas, e por último o Oceano Atlântico que constitui o seu limite a poente.

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes caracteriza-se pela sua grande expansão, ocupando uma área de aproximadamente 34 mil hectares, o correspondente a 15% da área vitivinícola nacional.

No período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2009, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) faz um balanço bastante positivo. 12 milhões de litros e 26 milhões de euros de exportação representam um aumento de 1,5% relativamente ao período homólogo de 2008. França, Alemanha, Angola e EUA foram os principais mercados de exportação do Vinho Verde, sendo que este último registou um crescimento de 27%, representando um incremento que rondou os 484.699 litros, que equivale a um milhão e mais de 244 mil euros.

Deste modo, em consequência da sua crescente qualidade e do reconhecimento das suas características únicas, o consumo do Vinho Verde tem vindo a crescer substancialmente no mercado externo, representando cerca de 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC).

Onde está?

Dadas questões de ordem cultural, microclimas, tipos de vinho, encepamentos e modos de condução das vinhas conduziram à divisão da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em nove sub-regiões:

  • Amarante: integrando os concelhos de Amarante e Marco de Canaveses;
  • Ave: integrando os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e o concelho de Vizela, com excepção das freguesias de Vizela (Santo Adrião) de Barrosas (Santa Eulália);
  • Baião: integrando os concelhos de Baião, Resende (excepto a freguesia de Barrô) e Cinfães (excepto as freguesias de Travanca e Souselo);
  • Basto: integrando os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena;
  • Cávado: integrando os concelhos de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro;
  • Lima: integrando os concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez;
  • Monção e Melgaço: integrando os concelhos de Monção e Melgaço;
  • Paiva: integrando o concelho de Castelo de Paiva, e, no concelho de Cinfães, as freguesias de Travanca e Souselo;
  • Sousa: integrando os concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, Lousada, Felgueiras, Penafiel e, no concelho de Vizela, as freguesias de Vizela (Santo Adrião) e Barrosas (Santa Eulália).

Perspectivas de Desenvolvimento

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), após o crescimento assinalável das exportações em 2009, irá continuar a sua aposta na promoção do Vinho Verde nos mercados externos. Neste ano de 2010, a CVRVV vai investir cerca de 1,5 milhões de euros em acções de marketing e comunicação. Participação em feiras e provas, campanhas de publicidade e iniciativas de aproximação e esclarecimento do consumidor, organização de formações e degustações, nacionais e internacionais, assim como visitas de jornalistas e investidores estrangeiros, serão as grandes apostas.

Sob o lema “Vinho Verde. Não há outro assim”, a CVRVV pretende continuar a promover o conceito de um vinho leve, fresco e frutado e jovem.

Para tal, delineou um plano de acções devidamente estruturado para que seja possível envolver o consumidor e expandir a sua presença nos mercados chaves, direccionando atenções não só para o mercado nacional como para o internacional. Assim, a par do mercado nacional, Estados Unidos da América, Brasil, Suíça, Canadá, Noruega, Bélgica, Alemanha e Espanha são alguns dos mercados que vão estar nas perspectivas futuras do Vinho Verde.