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EEC: Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes
Endereço: Rua da Restauração, 318 4050-501 Porto
Website: http://www.vinhoverde.pt
Telefone / Fax: +351 22 607 7300 / +351 22 607 7320
Mais Informações
Caracterização
O Vinho Verde é um produto único no mundo, seno tradicionalmente um vinho leve e fresco que é produzido na Região Noroeste de Portugal, na denominada Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Tem como limites a norte o Rio Minho (fronteira com a Galiza), a nascente e a sul zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Entre-Douro-e-Minho Atlântico e as zonas do país mais interiores de características marcadamente mediterrânicas, e por último o Oceano Atlântico que constitui o seu limite a poente.
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes caracteriza-se pela sua grande expansão, ocupando uma área de aproximadamente 34 mil hectares, o correspondente a 15% da área vitivinícola nacional.
No período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2009, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) faz um balanço bastante positivo. 12 milhões de litros e 26 milhões de euros de exportação representam um aumento de 1,5% relativamente ao período homólogo de 2008. França, Alemanha, Angola e EUA foram os principais mercados de exportação do Vinho Verde, sendo que este último registou um crescimento de 27%, representando um incremento que rondou os 484.699 litros, que equivale a um milhão e mais de 244 mil euros.
Deste modo, em consequência da sua crescente qualidade e do reconhecimento das suas características únicas, o consumo do Vinho Verde tem vindo a crescer substancialmente no mercado externo, representando cerca de 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC).
Onde está?
Dadas questões de ordem cultural, microclimas, tipos de vinho, encepamentos e modos de condução das vinhas conduziram à divisão da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em nove sub-regiões:
Perspectivas de Desenvolvimento
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), após o crescimento assinalável das exportações em 2009, irá continuar a sua aposta na promoção do Vinho Verde nos mercados externos. Neste ano de 2010, a CVRVV vai investir cerca de 1,5 milhões de euros em acções de marketing e comunicação. Participação em feiras e provas, campanhas de publicidade e iniciativas de aproximação e esclarecimento do consumidor, organização de formações e degustações, nacionais e internacionais, assim como visitas de jornalistas e investidores estrangeiros, serão as grandes apostas.
Sob o lema “Vinho Verde. Não há outro assim”, a CVRVV pretende continuar a promover o conceito de um vinho leve, fresco e frutado e jovem.
Para tal, delineou um plano de acções devidamente estruturado para que seja possível envolver o consumidor e expandir a sua presença nos mercados chaves, direccionando atenções não só para o mercado nacional como para o internacional. Assim, a par do mercado nacional, Estados Unidos da América, Brasil, Suíça, Canadá, Noruega, Bélgica, Alemanha e Espanha são alguns dos mercados que vão estar nas perspectivas futuras do Vinho Verde.