Este website utiliza cookies que facilitam a navegação, o registo e a recolha de dados estatísticos. A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pelo nosso website. Ao navegar com os cookies ativos consente a sua utilização.

Knowbox


Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro

Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro Aveiro Baixo Vouga Centro

Mais Informações

a) Breve Caracterização

Apesar da juventude dos seus 20 anos, o IPAM possui já um curriculum que prova a capacidade inerente a uma escola dinâmica. Criado com o objectivo de preparar os jovens para actuar nas áreas do Marketing e da Gestão de uma forma competitiva e ética, o IPAM desde logo apresentou um conceito de ensino inovador, nas escolas de Porto e Lisboa, seguindo-se a abertura de um terceiro pólo, a nível nacional, a Escola de Aveiro, em 2001, e a primeira escola internacional, a Faculdade Europeia de Administração de Marketing FEPAM, no Brasil.

Em 1992, foi constituído o IPAMform - Centro de Formação e Desenvolvimento Empresarial, com o objectivo de desenvolver Programas de Formação Contínua. As suas funções incluem também a ligação com o mundo empresarial através da colocação dos alunos em estágios curriculares em empresas e organizações. Dois anos depois, o IPAM estabelece a sua primeira parceria internacional, com a ESIC Escuela Superior de Gestión Comercial y Marketing.

As actividades são muitas, destacando-se o lançamento da Revista Portuguesa de Marketing, em 1995, a criação do GEMEO Gabinete de Estudos de Mercado e de Opinião, o IDIM (Instituto para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing), e o GEMD (Gabinete de Estudos de Mercado para Desporto).

Em 1999, o IPAM cria o Centro de Pós Graduações e conta nesse ano com mais de 100 alunos a frequentar a sua Pós-Graduação em Marketing.

2005 foi um ano de viragem no IPAM, devido à adaptação da Licenciatura em Gestão de Marketing ao Tratado de Bolonha, e à realização das primeiras Coordenadas de Marketing, o acontecimento mais significativo na área do Marketing em Portugal, que contou com a participação de cerca de 800 convidados.

No ano seguinte, o IPAM Lisboa ganhou uma casa nova, um edifício apropriado a uma Marketing School de referência e, em Novembro, as novas instalações são inauguradas pelo Professor Philip Kotler.

Em Maio de 2007, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior difere a autorização de funcionamento do 2º Ciclo do Curso Superior de Gestão de Marketing, conducente ao grau académico de mestre. Em Agosto deste ano, a mesma entidade autoriza o funcionamento da nova Licenciatura em Ciências do Consumo, nas Escolas de Matosinhos e Aveiro, que se iniciou no ano lectivo 2007/2008. Ainda neste ano, o Professor Tom Peters foi o convidado especial para a Aula Inaugural 07/08. O evento teve lugar na Escola de Lisboa e foi transmitida em directo para Matosinhos e Aveiro, à semelhança do que acontecera com Philip Kotler, no ano transacto.


b) Recursos e Tecnologias

O Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro possui um importante e moderno Laboratório de Marketing.


c) Principais áreas de investigação

O IDIM (Instituto para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing), Instituição Sem Fins Lucrativos, criado em 1996, e recentemente constituído em Centro de Investigação associado às Escolas IPAM, tem como finalidade promover a investigação, o debate e a difusão de informação na área de Gestão, Marketing e Comunicação.

O princípio subjacente à sua constituição traduz-se na construção de um corpo teorico-conceptual próprio que conduza à afirmação do Marketing como ciência e estimule a criação de conhecimento.

  • Áreas de Desenvolvimento
  • Comportamento do consumidor;
  • Marketing social e responsabilidade social;
  • Competências e perfis profissionais dos gestores de Marketing;
  • Marketing para desporto;
  • Marketing para turismo;
  • Marketing das cidades;
  • Marketing de serviços;
  • Comunicação em marketing;
  • Marca;
  • Marketing para crianças.